Otan classifica de inaceitáveis declarações de Putin sobre armas russas

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) qualificou nesta sexta-feira (2) de “inaceitável e contraproducente” o discurso em que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, apresentou o novo armamento nuclear do país. Como o míssil balístico Sarmat, de “alcance praticamente ilimitado”,  e que torna “inútil” o escudo antimísseis dos Estados Unidos. A informação é da EFE.

“As declarações russas que ameaçam atacar aliados são inaceitáveis e contraproducentes. Como deixamos claro em repetidas ocasiões, o sistema de mísseis de defesa da aliança não é projetado nem dirigido contra a Rússia”, afirmou em um comunicado a porta-voz da Otan, Oana Lungescu.

Ela lembrou que a Otan é uma aliança defensiva que “está preparada para defender todos seus membros contra qualquer ameaça”, e ressaltou que não procura uma nova Guerra Fria ou uma nova corrida armamentista.

“Todos os aliados apoiam os acordos de controle de armas que geram confiança, em benefício de todos. Continuamos trabalhando a favor de uma maior previsibilidade e transparência militar”, acrescentou Oana.

Em qualquer caso, ela afirmou que, em resposta às ações “agressivas” da Rússia na Ucrânia e a sua contínua escalada militar desde o Mar de Barents até o Mediterrâneo, a Otan optou por “um enfoque de via dupla, com uma dissuasão e defesa potente, combinada com um diálogo significativo”.

“Estamos comprometidos a obter resultados em ambas as áreas”, destacou Oana.