Cruzeiro Esporte Clube comemora 97 anos de história e de conquistas

Dia de festa para os mais de oito milhões de apaixonados pelo Cruzeiro! Afinal de contas, neste 2 de janeiro, o Clube, uma das maiores agremiações de futebol, vôlei, futebol americano e tantas outras modalidades, completa 97 anos de inúmeras glórias que encheram a nação cinco estrelas de orgulho.

Naquele 2 de janeiro de 1921, um grupo de desportistas italianos que vieram a Belo Horizonte para trabalho se reuniu para criar a Societá Sportiva Palestra Italia, que posteriormente viria a se tornar conhecida mundialmente como Cruzeiro Esporte Clube.

Palestra Itália em 1930. Foto: Acervo / Cruzeiro

Intitulado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) como o Melhor Clube Brasileiro do Século XX, o Cruzeiro foi brilhante e conquistou vários títulos nacionais e internacionais nesses 97 anos. No extenso livro de triunfos, destaca-se o tricampeonato estadual de 1928, 1929 e 1930, com atuação de atletas lendários como Ninão, Nininho, Bengala e Piorra.
Com a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, um decreto de Lei do Governo Federal proibiu o uso de termos que tivessem alguma associação com a Itália. Com o decreto, o Palestra Italia passou a se chamar Cruzeiro, em referência ao Cruzeiro do Sul, constelação presente na bandeira do Brasil.

Tão combatido, jamais vencido!

O ano de 2017 foi especial para a torcida cruzeirense. A equipe comandada por Mano Menezes foi campeã da Copa do Brasil após bater o Flamengo na disputa de pênaltis no dia 27 de setembro, no Mineirão, diante de 61.146 torcedores azuis.
Na lista de principais troféus da Raposa também estão presentes dois títulos da Copa Libertadores (1976 e 1997), dois da Supercopa dos Campeões da Libertadores da América (1991 e 1992), um da Recopa (1998), um da Copa Ouro (1995), um da Copa Master (1995) e quatro do Campeonato Brasileiro (1966, 2003, 2013 e 2014), além das cinco taças da Copa do Brasil (1993, 1996, 2000, 2003 e 2017).

A força do Cruzeiro também está presente nas categorias de base. A equipe Sub-20 do clube cinco estrelas foi destaque em 2017 ao conquistar o Tetracampeonato Brasileiro e faturar a Supercopa do Brasil, título que deu uma vaga ao esquadrão azul na Copa Libertadores da categoria em 2018.

A já conhecida e bem-sucedida parceria do Cruzeiro com o Grupo Sada continua rendendo frutos ao Cruzeiro. Melhor equipe de vôlei do mundo, o Sada Cruzeiro Vôlei levou para casa no ano passado o terceiro título da Supercopa, o oitavo do Campeonato Mineiro, o quinto da Superliga e o quarto do Sul-Americano de Clubes.

Além do vôlei, a parceria celeste também tem obtido sucesso com o Sada Cruzeiro Futebol Americano. O esquadrão azul, formado no início de 2017, foi campeão da Copa Minas e do Brasil Bown, a grande decisão do Brasil Futebol Americano.

 

Parceria do Cruzeiro com a Sada segue vencedora no Vôlei e no Futebol Americano. Foto: Renato Araújo / Sada Cruzeiro

O atletismo cruzeirense, outra modalidade vencedora do Clube, está presente semanalmente nas mais diversas competições brasileiras, faturando dezenas de pódios e primeiros lugares. No ano passado, a equipe comandada por Alexandre Minardi foi destaque na tradicional Meia Maratona do Rio de Janeiro. Na oportunidade, o corredor José Márcio Leão da Silva bateu os adversários e venceu a prova de forma espetacular, com tempo de 1h04min18seg.

Com uma estrutura invejável, o Cruzeiro possui dois centros de treinamento, sendo um deles exclusivamente para as categorias de base e dois clubes de lazer com ampla estrutura para a diversão de seus associados. A Raposa conta ainda com a Sede Administrativa, localizada em um moderno prédio no Barro Preto, região central de Belo Horizonte.

Parabéns ao Cruzeiro e ao torcedor cruzeirense!

Fotos: Acervo/Cruzeiro, Cristiane Mattos/Light Press, Yuri Edmundo/Light Press, Washington Alves/Light Press, Bruno Haddad/Cruzeiro, Renato Araújo/Sada Cruzeiro, Agência i7, João Guilherme, Jihan Kazzaz e Carolina Zanco/Sada Cruzeiro FA